Facebook, Instagram e WhatsApp retomam funcionamento após instabilidade


Após quase sete horas fora do ar, as redes sociais comandadas por Mark Zuckerberg estão voltando a funcionar. Facebook e Instagram, conseguiram restaurar o funcionamento dos recursos tradicionais, como postagens em Feed, Stories e Reels, no caso do Instagram, além de normalizar o envio de mensagens pelos aplicativos.

Outro que também saiu de ar, para desespero de bilhões de usuários, foi o WhatsApp, que vem tendo seu funcionamento restaurado gradualmente. Na versão mobile do mensageiro já é possível enviar e receber mensagens, assim como na versão Web. No Twitter, a conta oficial do Facebook pediu desculpas as empresas e usuários prejudicados com a queda e informou a retomada das atividades

“Para a enorme comunidade de pessoas e empresas ao redor do mundo que dependem de nós: sentimos muito. Temos trabalhado muito para restaurar o acesso aos nossos aplicativos e serviços e estamos felizes em informar que eles estão voltando a ficar online agora. Obrigado por aguentar conosco”, disse a publicação.

Por volta das 11h30 da manhã começaram as primeiras instabilidades das redes sociais pertencentes ao Facebook. Especula-se que uma falha no DNS (Domain Name System, ou sistema de nomes de domínios), que associa o nome dos sites aos endereços de IP, foi o que causou a derrubada em massa dos serviços, assim como uma falha de configuração do BGP (Border Gateway Protocol), protocolo fundamental para levar o usuário até o site desejado.


Fonte: Folha PE