Missa com Dom Francisco Lucena, marca dia do Padroeiro de Povoação de São Lourenço


A população da povoação de São Lourenço, em Goiana, está hoje em comemoração pelo Dia de São Lourenço Mártir, o padroeiro.

De manhã, às 10h, o Bispo Diocesano, Dom Francisco Lucena, celebrou missa na igreja de São Lourenço de Tejucupapo, acompanhado dos padres Fortunato, Sebastião e José Edson.

Além dos fiéis, estiveram presentes na missa, o vice-prefeito e secretário municipal de Educação e Inovação, Fernando Veloso; a secretária municipal de Turismo e Desenvolvimento Cultural, Luciana Petribú e o secretário municipal interino de Comunicação e chefe de Gabinete, Rayan Ritchelle, representando o prefeito Eduardo Honório, que não pôde comparecer ao evento por motivo de viagem já previamente agendada.

HISTÓRIA

A população da povoação de São Lourenço, que é remanescente do quilombo de Catucá, atual comunidade quilombola de São Lourenço, tem uma grande devoção pelo seu padroeiro. Anualmente é promovida uma grande festa, onde acontece o carrego da lenha, que também é conhecido como a “procissão da lenha”, carregando pedaços de madeira e galhos secos, percorrendo toda a comunidade. Ao final do percurso, em frente da igreja, depositam a lenha que será queimada na fogueira, relembrando o martírio de São Lourenço que foi queimado vivo por defender o povo cristão.

Esse ano, por motivos da pandemia da covid-19, não houve o tradicional carrego.


Fonte: Secom/PMG