Veja as cidades que cancelaram o ponto facultativo do Carnaval 2021 em Pernambuco


Após o Governo de Pernambuco suspender oficialmente o ponto facultativo de Carnaval 2021, confirmando o funcionamento normal das repartições estaduais durante a segunda (15) e terça-feira (16) de Momo, os municípios do Estado estão divulgando, gradativamente, suas decisões, já que cada cidade tem a liberdade de escolher acompanhar ou não o posicionamento estadual. 


O secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, anunciou a decisão de âmbito estadual em coletiva de imprensa realizada na última quinta-feira (28), quando informou que o Governo do Estado, por meio do comitê de enfrentamento à covid-19, tomou este posicionamento com o intuito de evitar aglomerações, que contribuem para a disseminação da covid-19 neste momento em que Pernambuco sofre com a alta no contágio. 


Novaes argumentou ainda que o Carnaval não era feriado antes mesmo da pandemia, tendo em vista que a gestão estadual decretava ponto facultativo na segunda e terça do reinado de Momo. "Os feriados são previstos em lei. E o Carnaval não era feriado mesmo antes da pandemia. Por isso, cada Estado pode deliberar da sua maneira. Pernambuco é o 15º Estado a suspender o ponto facultativo desses dois dias (segunda e terça-feira gorda)", explicou, na ocasião.


A iniciativa privada, por sua vez, pode escolher se vai funcionar ou não no período. Antes da pandemia, as empresas geralmente optavam por seguir o serviço público, dando folga aos seus funcionários por conta da movimentação em prol da festa, que alterava todo o funcionamento das cidades. Agora, por conta da suspensão do Carnaval, o cenário deve ser outro.


Assim como as empresas, os municípios pernambucanos também têm a liberdade de escolher entre suspender ou não o ponto facultativo. Veja as cidades que já divulgaram decisão até o momento: 


Petrolina


De acordo com decreto municipal publicado no Diário Oficial da quinta-feira (28), Petrolina foi uma das primeiras cidades do Estado a divulgar seu posicionamento, decidindo manter o ponto facultativo nos dias de Carnaval. Desta forma, na segunda-feira (15), terça-feira (16) e quarta-feira (17) até as 14h, apenas os serviços públicos essenciais à coletividade, como Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), segurança e serviços de limpeza pública estarão funcionando.


Caruaru


A Prefeitura de Caruaru, no Agreste, publicou decreto no Diário Oficial do Município nessa segunda-feira (1º), cancelando o ponto facultativo no período de Carnaval 2021. Desta forma, nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro o expediente no serviço público municipal será normal. Em comunicado, a gestão municipal reforçou ainda "a necessidade da população respeitar os protocolos sanitários, a fim de não provocar possíveis aglomerações" durante o período. 


Garanhuns


Também no Agreste, Garanhuns optou por seguir o posicionamento do governo estadual, suspendendo o ponto facultativo na cidade. Além das repartições municipais e estaduais, o comércio da cidade também funcionará normalmente, de acordo com decisão tomada após reuniões com representantes do setor. 


Nazaré da Mata


Nazaré da Mata, na Mata Norte, afirmou que vai seguir a determinação do Governo de Pernambuco e irá abrir repartições públicas e comércio na segunda e terça de Carnaval.


Bezerros


Já Bezerros, no Agreste, optou por manter o ponto facultativo nos dois dias. De acordo com o município, apesar do cancelamento das festividades carnavalescas em Pernambuco este ano, a cidade manterá o feriado como parte da tradição cultural e afetiva da população.


Ainda em discussão


As duas maiores representantes do Carnaval pernambucano, Olinda e Recife, ainda estão deliberando sobre o assunto. Em Olinda, a Secretaria de Patrimônio, Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico informou que o posicionamento ainda está em análise e que será anunciado nos próximos dias. A capital do Estado, por sua vez, está em tratativa com a classe artística a respeito da decisão, segundo informou a assessoria de comunicação da Prefeitura do Recife. Ambas respostas foram cedidas nesta terça-feira (2).


Além disso, algumas cidades menores com tradição nas festas carnavalescas, como Pesqueira, no Agreste e Triunfo, no Sertão, também estão ponderando sobre o assunto e informaram que irão divulgar decisão nos próximos dias, através das assessorias de comunicação.