Após anos de restauração, Paróquia de Goiana anuncia reabertura da secular Igreja Matriz


A Paróquia de Goiana anunciou a reabertura da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Brancos. A data escolhida foi 04 de fevereiro de 2021.

Após passar por restauração arquitetônica e artística o templo histórico e religioso reabrirá as portas para o público geral. As festividades de reabertura acontecerão dos dias 04 a 07 de fevereiro.

Construída no final do século XVI, pela Irmandade de Nossa Senhora dos Homens Brancos, instituição religiosa formada pelos senhores de engenho, preserva um tesouro da escultura sacra pernambucana, que é o seu altar-mor, que remete ao mesmo segmento de altar do mosteiro beneditino de Olinda e o de Tibães, em Portugal. O estilo arquitetônico predominante de sua estrutura e imagens em geral remete a um barroco tardio.

Atualmente, a Igreja está fechada em processo de restauração. Por conta de intervenções anteriores, sem as devidas preocupações em manter suas características originais, algumas imagens da Igreja sofreram grandes danos, a exemplo de Nossa Senhora do Rosário, São Joaquim, Sant'Ana e São Sebastião. A edificação é considerada patrimônio histórico nacional pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) desde 1938.

Segundo o restaurador Renato Batista, só na primeira etapa foi investido R$ 1,5 milhão.

As despesas da conclusão da obra ficou por conta da paróquia de Goiana.