quarta-feira, 7 de agosto de 2019

TecBan lança saque agora pelo celular

Chamado de Saque Digital, novo serviço deve reduzir em 30% o tempo gasto no caixa eletrônico. O Safra é o primeiro banco a adotar a modalidade

A TecBan está lançando o Saque Digital, uma nova tecnologia que permitirá realizar saques pelo celular. Até o fim do ano, a plataforma deverá viabilizar o envio instantâneo de dinheiro a qualquer pessoa, fazendo com que o consumidor desbancarizado tenha acesso ao dinheiro de forma mais fácil. A tecnologia inovadora utilizada pela empresa permite que o saque seja feito sem a necessidade de uso de um cartão ou de biometria, e permite reduzir em até 30% o tempo no caixa eletrônico.



A empresa, que é a gestora do Banco 24Horas, permitirá a realização do serviço por meio de aplicativos bancários, que passarão a contar com um link na plataforma, e o usuário poderá inserir o valor que deseja sacar. Ao chegar no caixa eletrônico, a pessoa deverá selecionar a opção ‘Saque Digital’, que irá gerar um QR Code, onde o usuário fará a leitura com o celular e poderá ao fim da transação receber o dinheiro. A solução foi desenvolvida para ser implementada pelas instituições que fazem parte do Banco24Horas.

O diretor de Novas Plataformas da TecBan, Tiago Aguiar, conta que o tempo com o recurso pode ser reduzido. “Quando se vai até o Banco 24Horas, não precisa colocar cartão, só clica no botão do saque digital, e essa transação reduz em 30% o tempo no caixa eletrônico. Você consegue fazer em até 40 segundos, dependendo da instituição bancária”, afirmou.

Além de poder programar os próprios saques, também será possível enviar dinheiro para pessoas sem conta bancária. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem cerca de 60 milhões de pessoas desbancarizadas no Brasil. “Você pode usar o aplicativo do banco e enviar as informações da pessoa que irá receber a quantia desejada, como o CPF, por exemplo. A partir disso, a pessoa recebe uma mensagem, com um código que deverá ser digitado no caixa eletrônico para poder realizar o saque”, disse Tiago Aguiar.

A primeira plataforma que irá utilizar do serviço é a SafraWallet, do Banco Safra. O recurso que funciona como uma carteira digital vai oferecer a tecnologia em todo o território nacional, e os usuários podem realizar o saque nos mais de 23 mil caixas eletrônicos do Banco 24Horas.

O diretor da TecBan conta ainda que a empresa espera que os grandes bancos financeiros possam aderir a essa ferramenta. “Estamos buscando nos integrar com grandes instituições financeiras e acreditamos que mais cedo ou mais tarde devem estar entrando nessa funcionalidade, mas o interesse tem sido muito bom por parte das instituições”, destacou Tiago.




FONTE: FOLHA PE