Cursos de Educação a Distância da UFPE são bem avaliados pelo MEC


Dois cursos de Educação a Distância (EAD) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foram bem avaliados pelo Ministério da Educação (MEC). O bacharelado em ciências contábeis recebeu a nota máxima 5 e a licenciatura em geografia conquistou a nota 4. As visitas avaliativas ocorreram em abril e maio, respectivamente.

O bacharelado em ciências contábeis teve a primeira turma no segundo semestre de 2013. Segundo a coordenadora do curso, professora Cacilda Andrade, é o primeiro das regiões Norte e Nordeste na modalidade EAD. “A Educação a Distância ainda sofre muito preconceito no Brasil. Este reconhecimento é fruto do enorme esforço da equipe, que realiza um trabalho de inclusão social, atendendo as regiões mais distantes do estado”, afirmou.

Já a licenciatura em geografia, que teve a primeira turma no primeiro semestre de 2015, ficou perto de atingir a nota 5, e a perspectiva da coordenação do curso é que receba a maior nota em breve. “Já estamos fazendo as atualizações e esperamos conquistar a nota máxima, na próxima avaliação”, disse o coordenador do curso, professor Rodrigo Dutra Gomes.

Panorama


A educação a distância cresce em ritmo mais acelerado que o ensino presencial no Brasil e já é opção para quase metade das pessoas que buscam uma graduação. Uma pesquisa divulgada em 2018 pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) - que representa grande parte das instituições de ensino superior particular do país - mostra que 44% dos entrevistados optariam por essa modalidade, enquanto 56% dizem que preferem o ensino presencial. Nesse ritmo de crescimento, o Brasil terá mais alunos estudando a distância que nas salas de aula tradicionais, em 2023.



FONTE: DIÁRIO PE