segunda-feira, 29 de abril de 2019

Por requalificação da Orla de Goiana, Prefeitura firma parceria com Sesc, Senac e Fecomércio


Na sexta-feira (26/4), o prefeito de Goiana, Osvaldo Rabelo Filho, se reuniu com representantes do Sesc, do Senac e do Instituto Fecomércio, com o objetivo de firmar uma parceria que irá promover uma requalificação da Orla do município, tendo como foco o Trade Turístico e a qualificação de jovens e adultos.

Além do prefeito, estavam presentes na reunião o diretor Regional do Sesc Pernambuco, Osvaldo Ramos, a diretora Executiva do Instituto Fecomércio, Brena Castelo Branco, a diretora de Operações do Senac, Maria Goretti Gomes, a coordenadora de Projetos e Programas do Senac, Viviane Cerqueira, e a gerente do Sesc Ler Goiana, Socorro Costa.

Na oportunidade, foi apresentado ao prefeito um estudo que visa impulsionar o Turismo com foco nas orlas de Ponta de Pedras, Catuama e Carne de Vaca, promovendo a qualificação dos profissionais do Trade Turístico, fortalecendo assim a cadeia produtiva hoteleira, gastronômica, do artesanato e da cultura local.

“Nosso objetivo é criar as condições necessárias para que possamos explorar todo o potencial turístico do município e, consequentemente, gerar emprego e renda para os goianenses”, ressaltou o prefeito.

O diretor Regional do Sesc Pernambuco, Osvaldo Ramos, elogiou o posicionamento do prefeito de Goiana. “A gente sente uma convergência muito próxima do propósito do prefeito, que é contribuir com o desenvlvimento do território. Então, a gente tem discutido muitas parcerias e uma delas, que foi o foco da nossa reunião, é a requalificação da Orla de Goiana, através de um programa de qualificação de toda a mão de obra relacionada ao Trade Turístico e, também, qualificar os jovens para que no futuro eles possam dar sustentabilidade ao processo de desenvolvimento do município”, disse.

Confira os objetivos e proposições do projeto de requalificação da Orla goianense:

– Qualificar empresários;

– Qualificar os munícipes de Tejucupapo e Povoação de São Lourenço, tendo em vista a prestação de serviços na orla;

– Ofertar programações específicas para os artesãos de Tejucupapo;

– Aperfeiçoar os condutores turísticos para os roteiros (ecoturismo e cultural) em Ponta de Pedras e região;

– Desenvolver uma cultura empreendedora, potencializando as atividades produtivas;

– Oferta de cursos nos seguimento de Gestão e Negócios; Turismo, Hospitalidade e Lazer; Produção Cultural, Design e Produção Alimentícia;

– Utilização da Carreta Escola de Gastronomia do Senac, a ser instalada em Ponta de Pedras;

– Culminância do Projeto com Feira Gastronômica e exposição de trabalhos realizados pelos alunos.

O projeto de requalificação da orla de Goiana deve ser iniciado já no segundo semestre de 2019.


FONTE: SECOM / PMG