Com estoque baixo, Hemope convoca doadores de sangue


O estoque de sangue da Fundação Hemope está em estado preocupante. É preciso, pelo menos, receber uma média diária de 300 doadores para atender às demandas. Em decorrência da queda considerável no número de doações nas últimas semanas, o Hemope solicita a presença de voluntários.

Segundo a diretora de hemoterapia da Instituição, Anna Fausta, quase todos os tipos sanguíneos apresentam um déficit de bolsas. "Nós somos o principal hemocentro do estado sendo ele público. Devido a isso, somos responsáveis pela coleta de sangue para atender a todos os hospitais da rede do Sistema Único de Saúde e também aos centros particulares caso necessitem", ressaltou.

Como doar
Para doar sangue, o voluntário deve ter entre 16 e 69 anos. Os menores de 18 anos precisam da presença do responsável legal e apresentar uma cópia do documento de identidade.

É necessário ter mais de 50 kg, estar alimentado e em boas condições de saúde, além de apresentar um documento original, com foto. Os intervalos entre as doações de sangue, são de três meses, para homens, e quatro meses, para mulheres. O Hemope funciona das 7h15 às 18h30, de segunda a sábado, inclusive nos feriados, na rua Joaquim Nabuco, no bairro das Graças.



FONTE: DIÁRIO PE