sexta-feira, 5 de abril de 2019

Antônio Moraes registra homenagem à primeira prefeita de Pernambuco


O prédio da Prefeitura de Macaparana (Mata Norte) passou, a partir de março, a ser denominado “Paço Municipal Prefeita Anita de Moraes Andrade”, em homenagem à mulher que, em 1952, tornou-se a primeira prefeita de Pernambuco. 

O fato foi registrado pelo deputado Antônio Moraes (PP), neto de Anita, no Pequeno Expediente da Reunião Plenária desta quinta (4). “Anita Moraes vivenciou perseguições, preconceitos e desafiou tradições que, à época, mantinham o sexo feminino afastado das discussões e decisões políticas”, ressaltou o parlamentar no discurso. 

Nascida em 1906, ela iniciou a vida política aos 18 anos e foi eleita vereadora de Macaparana em 1945, pela União Democrática Nacional (UDN). A ascensão à Prefeitura de Macaparana ocorreu em 1952, quando Anita presidia a Câmara de Vereadores da cidade, e o prefeito fora afastado. Ela faleceu aos 97 anos, em 2003. 

O deputado lembrou que Anita Moraes chegou a instalar um alto-falante no primeiro andar de sua casa para denunciar os “desmandos dos coronéis da região”. “Foi uma atitude ousada que lhe rendeu muitos inimigos, mas a fez ter muito mais admiradores. Ela tinha uma luta diária pelos menos favorecidos, que defendia com fervor na sua atuação política”, destacou Antônio Moraes. “Anita Moraes foi responsável por benfeitorias importantes para a cidade, como a Casa de Saúde Santo Antônio, e também a criação do grupo escolar Brigadeiro Eduardo Gomes. 

Na década de 30, quando não havia nem escola nem hospital na cidade, ela reservava locais na sua casa para realização de partos e para a educação das crianças”, prosseguiu o deputado. Ele agradeceu à Câmara Municipal de Macaparana pela iniciativa da homenagem, em especial ao vereador Tony Moraes, autor da proposta.



FONTE: GIRO MATA NORTE