Prouni 2019: mais de 240 mil vagas são disponibilizadas para consulta

Consulta foi disponibilizada pelo MEC nesta quarta-feira (30)

Nesta quarta-feira (30), o Ministério da Educação (MEC) disponibilizou 243.888 vagas para consulta no site do Programa Universidade para Todos (Prouni 2019). Esta é a maior oferta de vagas da história do programa segundo o Ministério da Educação (MEC). A pesquisa é feita no site do programa utilizando filtros como o nome do curso, a instituição de ensino ou o município desejado. Se o candidato inserir a graduação, serão exibidos os estados e municípios que dispõem do curso.

Durante a consulta, o estudante também tem acesso ao valor do curso, ao tipo de bolsa de estudo (parcial ou integral), o turno disponível e a modalidade de ensino – presencial ou a distância. Nesta edição, são ofertadas 116.813 bolsas de estudo integrais (100%) e 127.075 parciais (50%) em 1,2 mil Instituições de Ensino Superior.

A concessão do benefício está condicionada à renda bruta familiar per capita: são somadas as rendas brutas do grupo familiar e o valor total encontrado é dividido pela quantidade de pessoas. Rendas de até 1,5 salário mínimo têm direito à bolsa de estudo de 100% e, entre 1,5 e 3 salários mínimos, à bolsa de 50%.

Para se inscrever no Prouni 2019 é preciso acessar o site do programa entre 31 de janeiro e 03 de fevereiro. Portadores de diploma de ensino superior não podem participar. O candidato deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 e conseguido nota acima de 450 pontos, além de não ter zerado a redação.

Prouni x Fies

O Fies é o Fundo de Financiamento Estudantil e pode ser contratado para custear a parte da mensalidade não contemplada com o Prouni. As inscrições no Fies acontecem entre 07 e 14 de fevereiro, no FiesSeleção. O resultado será divulgado em 25 de fevereiro.



FONTE: FOLHA PE