PM aponta redução de 27% em roubos no Centro do Recife, mas população ainda se sente insegura





Governo de Pernambuco anunciou uma diminuição de 27% na quantidade de roubos e furtos registrados em quatro bairros do Centro do Recife. Os dados são referentes ao período comprendido entre novembro de 2017 e janeiro deste ano. Mesmo assim, a sensação de insegurança, combatida pela Operação Cerne, se mantém entre as pessoas que vivem ou trabalham na área.


A ação foi anunciada para integrar os efetivos das Polícias Militar e Civil, além do Corpo de Bombeiros, para tentar diminuir a sensação de insegurança no fim de ano. De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), nos últimos meses, foram registrados 895 crimes na Boa Vista, Santo Antônio, São José e Soledade. No mesmo período do ano anterior, houve 1.244 casos.


A vendedora Márcia Almeida, por exemplo, trabalha no centro do Recife e e diz ser difícil encontrar policiais nas ruas, e que os crimes são constantes na região. “Não tem policiamento. A gente olha pra trás, eles assaltam”, disse.De acordo com o tenente-coronel Silvestre Dantas, comandante do 16º Batalhão da PM, os quatro bairros com policiamento reforçado foram escolhidos por concentrarem a maioria da área comercial do centro do Recife. Sobre a reclamação da diminuição dos policiais na área, ele explica que os agentes trabalham em rondas.


MATÉRIA PUBLICADA NO G1 PERNAMBUCO