Ordem Carmelita divulga programação da Festa do Carmo de Goiana

Considerado o segundo mais antigo de Pernambuco, evento,que já está na 351ª, terá procissão com motociclistas, festival cultural e missas diárias 

A Ordem Carmelita de Goiana divulgou, nesta terça-feira(18), a grade completa da programação da 351ª Festa de Nossa Senhora do Carmo. Considerada a segunda mais antiga de Pernambuco, a festa começa nesta quinta-feira(20), com a pré-festa, e segue até o dia 06 de Agosto, ponto alto das celebrações, com grande procissão e missa celebrada pelo Bispo de Cajazeiras- PB, Dom Frei Francisco de Sales Alencar. O tema da edição deste ano será Viva a mãe de Deus e nossa - o Carmo rejubila no tricentenário do teu encontro em solo brasileiro, em referência aos 300 anos do aparecimento de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

Desde o dia 1º de Junho, a imagem da santa peregrinou pelas famílias da cidade. Durante o período da pré-festa, a ordem anuncia os dias de homenagens e convoca a comunidade para participar do evento. A abertura oficial será no dia 26 de Julho, com a 2ª procissão dos motociclistas, saindo do pátio da alvorada em direção à Igreja de Nossa Senhora do Carmo, e missa celebrada pelo Bispo Diocesano de Nazaré da Mata , Dom Francisco de Assis Dantas. O Novenário começa no dia 27 de Julho e segue até o dia 04 de Agosto, com pregações no horário da noite. Nas missas, haverá a imposição do escapulário e adoração do santíssimo.

Logo após as celebrações. haverá as apresentações de grupos populares durante o Festival Cultural, que acontece no pátio do Carmo, em frente à Igreja. O encerramento contará com grande procissão, com participação do projeto Fazenda da Esperança. Todo o domingo(06) será de atividades, que começam com a missa da alvorada, às 5h, e termina com a peregrinação pelas ruas de Goiana.

Para o Frei Juracy Barbosa, prior do Carmo de Goiana - PE, a festa rompe as fronteiras de Goiana e atinge outros municípios. Ele também destacou a lembrança do aparecimento de Nossa Senhora, padroeira do Brasil. "Tivemos uma grande preocupação em lembrar o encontro de Nossa Senhora em solo brasileiro.", destacou o Frei. 

HISTÓRIA 

Nossa Senhora do Carmo é um título consagrado à virgem Maria, com o objetivo de relembrar o convento construído nos primeiros séculos do cristianismo, no Monte Carmelo, em Israel. Em Pernambuco, a fé em Nossa Senhora do Carmo é admirável. Além do Recife e Olinda, outros municípios, como Goiana, também prestam belíssimas homenagens. No caso do município da mata norte, no Século XVII, o Frei Alberto do Espirito Santo pediu autorização ao cabido da Bahia para construir um convento em Goiana, porque o único que existia em Pernambuco ficava em Olinda. A estrutura era bem simples, formada de taipa e uma pequena capela. Em 1672, houve a primeira reforma e ampliação do convento, cujo projeto foi pensado pelo revolucionário da Restauração Pernambucana André Vidal de Negreiros. Ele havia feito uma promessa de que, se conseguisse expulsar os holandeses, reformaria o convento. Com isso, Goiana criou um grande devoção por Nossa Senhora do Carmo.

Outros detalhes e a cobertura completa da festa estão na página do facebook Festa de Nossa Senhora do Carmo - Goiana. 

SERVIÇO 

351ª Festa de Nossa Senhora do Carmo de Goiana - PE
20 de Julho a 06 de Agosto
Igreja de Nossa Senhora do Carmo - Goiana - PE 
Contato: Afonso Bezerra (81) 9 9417 - 5170/ afonsobezerra@tiuma.net
Rani de Mendonça (81) 9 9520 8694 rani@tiuma.net