Festa do Carmo começou oficialmente em Goiana

A Festa do Carmo do município de Goiana, na Mata Norte de Pernambuco, começa oficialmente nesta quarta-feira (26). Na programação, está a 2ª procissão dos motociclistas, organizada em parceria com o Kansas Clube Leões do Asfalto. A partir das 16h, o cortejo sairá da Praça da Alvorada e seguirá até a Praça do Carmo.

Na sequência, às 19h, haverá a celebração da Santa Missa com Exmo. Revmo. Dom Francisco de Assis Dantas, Bispo Diocesano de Nazaré da Mata. O Festival Cultural, que também faz parte das celebrações em homenagem à Nossa Senhora do Carmo, trará apresentação do grupo de zumba Nutri Sports.

O tema da edição deste ano é 'Viva a Mãe de Deus e Nossa - O Carmelo Rejubila no tricentenário do teu encontro no Solo Brasileiro', em referência ao tricentenário do aparecimento de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

A Festa do Carmo de Goiana é a segunda mais antiga do estado de Pernambuco. 

A cidade abriga o Complexo Arquitetônico e Artístico do Carmo de Goiana, composto pela Igreja de Nossa Senhora do Carmo, pela Praça Frei Caneca (Praça do Carmo), pelo Pátio, o Cruzeiro, a Igreja de Santa Teresa da Venerável Ordem Terceira do Carmo e o Convento Santo Alberto. 

O Convento pertence aos frades da Ordem dos Irmãos da Bem Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo, com a construção iniciada no ano de 1666.

Fonte: Folha PE