Empresa dos EUA implantará chips nos funcionários

Uma empresa dos EUA deve se tornar a primeira de seu país a implantar microchips em seus funcionários. A Three Square Market iniciou um programa voluntário para implantar os pequenos equipamentos de identificação, do tamanho de um grão de arroz, nas mãos dos trabalhadores de graça.

Segundo a empresa, o chip permitirá abrir portas, fazer login em computadores, comprar comida na lanchonete corporativa e até usar a copiadora. Até agora, 50 funcionários se inscreveram no programa para ter a chance de ter o equipamento implantado na pele.

A Three Square Market está trabalhando com uma empresa sueca, a BioHax, para entregar a nova tecnologia. O componente a ser implantado utiliza a conexão sem fio de curto alcance NFC. Nele constarão informações de identificação dos usuários que serão lidas por um sensor de proximidade presente nos itens da companhia.

Tanta tecnologia pode até assustar os mais precavidos, mas a empresa assegura que não colocará em risco a privacidade dos trabalhadores, já que os dados armazenados no chip estarão criptografados e não poderão ser rastreados por GPS.

"Acreditamos que é uma boa forma de avançar na inovação da empresa. Os chips não emitem nenhum sinal sozinhos, precisam ser lidos com qualquer objeto que tenha um leitor de proximidade", explicou o diretor-executivo da empresa, Todd Westby, em entrevista ao canal CNBC.

Fonte: Goianatv