Espetáculo da Batalha das Heroínas de Tejucupapo 2017 (Vídeo)

24 de abril de 1646 é a data de um dos episódios mais interessantes da historiografia brasileira, o das Heroínas de Tejucupapo.

Após as fragorosas derrotas nas Tabocas (Vitória de Santo Antão) e Casa Forte (Recife), os holandeses, assediados simultaneamente em várias localidades do território nordestino, encontravam-se em sérias dificuldades.

Sem ajuda da Holanda, os invasores tinham que sobreviver através de saques realizados principalmente às plantações de macaxeira de alguns povoados mais vulneráveis.

Na madrugada de 24 de abril de 1646, um contingente batavo invadiu a Vila de Tejucupapo no atual município e Goiana pensando que o local estava totalmente desguarnecido, no entanto foram surpreendidos pela mulheres dos soldados que se haviam ausentado daquela vila.

Essa heroínas tinham sido colocadas em um grande galpão com seus filhos. Sem qualquer temor, armadas de paus e facões, posteriormente ajudadas por seus maridos, puseram para correr os invasores, jogando, do alto da colina, pedras e caldeirões de água fervente.

A cooperação decidida e heroica daquelas mulheres de Tejucupapo foi primordial para a inolvidável vitória. Elas escreveram, naquele momento, uma das mais belas páginas de nossa história.

Fonte: Efemérides Pernambucanas, de Carlos Bezerra Cavalcanti, Edições do Autor, Recife, 2009.


Entrevistas




Espetáculo na íntegra