Deputado solicita que o IPHAN entregue reforma da igreja matriz de Goiana


Construída no século 17 a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Goiana, é considerada patrimônio histórico nacional pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) desde o ano de 1938, devido ao seu estilo barroco e sua importância arquitetônica, histórica e religiosa. 

Apesar de toda essa história a igreja se encontra com suas portas fechadas, há nove anos, devido a uma reforma que se arrasta desde o ano de 2008. 

O deputado estadual, Zé Humberto (PTB), irá solicitar, na sessão desta segunda-feira (24), que o instituto acelere as obras de restauro e entregue a igreja a população. 

“A igreja foi interditada a cerca de 9 anos por esta entidade com a promessa da realização de obras de restauro, no entanto, desde então a comunidade católica local não tem tido acesso a sua igreja matriz para a celebração de missas e outras celebrações religiosas porque infelizmente as obras estão paralisadas. 

Solicitamos então, uma atenção especial do Ministério da Cultura, em conjunto com o IPHAN, para que seja retomada as obras deste importante templo religioso que em muito acrescenta ao acervo histórico de Pernambuco, valoriza a nossa cultura e contempla a comunidade católica do município de Goiana em ter de volta a sua igreja matriz”, defende o deputado.