Falta WhatsApp, sobra criatividade


Mesmo depois do WhatsApp criptografar todas as mensagens trocadas por seus usuários, impedindo que qualquer um além de quem a recebeu tenha acesso, os usuários do aplicativo foram pegos de surpresa, ontem, por uma nova decisão de bloqueio.

A juíza carioca Daniela de Souza reacendeu a velha polêmica entre investigar crimes e manter a privacidade dos usuários. Na decisão que pede a interceptação das mensagens de suspeitos, ela adiantou um recado aos insatisfeitos, afirmando que os que reclamam da ausência de um aplicativo "como se outros similares não pudessem ser utilizados, deveriam lembrar que a maior vítima dos crimes ora investigados é a própria sociedade". 

No terceiro bloqueio em menos de um ano, os brasileiros já estavam familiarizados com alternativas como Telegram, Hangouts e Viber. Tanto que no Twitter o primeiro citado chegou ao segundo lugar no trending topics. E por falar no microblog, logo começaram as piadas e foram criadas alternativas sobre como lidar com o bloqueio: lendo livros, usando o Telegram, vendo séries ou esperando o Pokémon GO. Até DEUS ‏@OCriador se pronunciou. "Filhos, este bloqueio do whatsapp é uma forma sutil de Eu te dizer: pare de mandar mensagem para esta pessoa". Tudo para lembrar que, pode até faltar WhatsApp, mas sobra criatividade. 

Telegram ficou em segundo lugar no trending topics Brasil do Twitter

Hello Network
Viajante, geek, amante de vinhos, leitor, cinéfilo. Escolher cinco "personas" é o primeiro passo para o uso da Hello Network, que já está em funcionamento no Brasil. A rede, fundada pelo famoso pioneiro-social Orkut Buyukkokten (criador do orkut.com), se propõe a ajudar pessoas a se conhecerem através de seus interesses. Com uma identidade visual próxima do Instagram, a rede apresenta opções como adicionar o usuário como amigo, curtir, comentar, escolher uma expressão ou enviar um presente. Segunda a empresa, cerca de 100 mil brasileiros procuraram saber quando o app ficará disponível em português. 

Treinadores reunidos > Foi só a Niantic registrar servidores no Brasil para começarem os rumores de que Pokémon GO chega amanhã ao Brasil. Espertos, os futuros treinadores recifenses já começaram a armar estratégias para capturar os monstros de bolso na cidade sem ter o celular furtado. O primeiro sábado após o lançamento do aplicativo foi escolhido pelo grupo Pokémon GO Grande Recife para a caça aos bichinhos. A concentração será na Rua da Moeda, do lado do Trailer da Polícia Militar. 

Cursos > O Sesi/PE abriu 300 vagas para cursos de iniciação à informática, Office 2013 e Excel com preços a partir de R$ 29. As aulas serão no Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Paulista e Recife, na RMR; Goiana, na Zona da Mata; Caruaru, no Agreste; e Petrolina, no Sertão. A carga horária vai de 8h a 42h. As inscrições podem ser feitas no site http://www.pe.sesi.org.br.

Segurança na rede > Na próxima terça-feira, o Google vai transmitir pelo Youtube o Atmosphere Digital, que vai reunir especialistas para apresentar formas de manter as empresas mais seguras na nuvem. Em meio aos tópicos, será compartilhado o resultado de uma pesquisa sobre tecnologia da nuvem e seu impacto nas organizações feita com 500 líderes de negócios em dez países. Para participar, é preciso se inscrever no site http://atmosphere.withgoogle. com/live/security-2016-brazil.

Folha PE