Goianenses mantém a tradição de arraial de rua

A dois dias da véspera de São João, a população goianense se reúne para construir seus arraiais. A tradição junina pode ser encontrada em diversas localidades do centro, periferia e distritos da cidade. Nesta terça-feira (21), o Goiana Notícias visitou algumas comunidades e acompanhou famílias e vizinhanças se mobilizando para fazer bonito na noite de 23 de junho.

Em Nova Goiana, os moradores do Loteamento Osvaldo Rabelo terão uma grande estrutura. Além do arraial, uma barraca toda feita de palha de coco está sendo levantada. Nela, será possível guardar bebidas e comidas e oferecer melhor logística aos que prometem amanhecer o dia dançando forró.

“Todo ano fazemos o nosso arraial. Tem ano que arrumamos ajuda, mas quando não tem, todo mundo aqui da rua se junta, faz cotinha, faz rifa, mas a gente consegue fazer a brincadeira”, diz Luzia Morais, moradora de Nova Goiana.

No bairro da Cidade Nova, tradicionais arraias também já estão de pé. Na Rua Bujari e na Rua do Matadouro, a animação está marcada para a próxima quinta-feira e, além das comidas típicas, trios pé-de-serra irão comandar as festividades, que são organizadas pelos próprios moradores.

Além destes, os moradores da Vila Castelo Branco, Mutirão, Tejucupapo, Carne de Vaca, entre outros também levantaram seus arraiais para curtir o São João. Quem deseja interditar a rua para construir um polo privado de animação deve consultar, primeiramente, o Sestran, que é o órgão responsável pelo trânsito em Goiana, para que não haja nenhum problema.

do: Goiana Notícias