quinta-feira, 5 de maio de 2016

Goiana comemora 446 anos com festa e protestos


A centenária cidade na região da Mata Norte de Pernambuco, conhecida por ser a terra dos, caboclinhos, guaiamuns e mulheres guerreiras, comemora hoje 05/05/2016, 446 anos de lutas, percas, e vitórias.



Goiana foi a primeira cidade de Pernambuco a considerar livre todos os seus escravos por um decreto da Câmara, de 25 de março de 1888, antecipando-se à Lei Áurea.

Foi a primeira cidade de Pernambuco a possuir uma biblioteca pública e a primeira do Brasil a ter uma banda de música, a hoje centenária Curica, criada em 1848. No ano seguinte, surgiu outra banda a Saboeira.
 
Por esses e tantos outros motivos, a maior riqueza da cidade que é o seu povo, foram as ruas comemorar a importante data, e também fazer lembrar o trecho de seu hino que diz:


Goiana!
Terra adorada, sempre amada dos filhos teus!


Ouça o hino de Goiana.

Composto por: Álvaro Alvino da Anunciação e Maestro Guedes Peixoto
Interpretado por: Emersson de Cássio, Fredson Pereira, Luiz Carlos Junior, Rafael Procópio, Auciran Roque, David Martins,Tatiana Roque, Fabiano Silva, Vânia Airan, Júnior Canibal, Gal Menezes, Ximenes, Daniel Silva, Ana Carolina, Maria Clara.

Os goianenses protestaram nas ruas da cidade, por mais valorização da cultura municipal, burras, bois e ursos acompanharam uma caminhada nas ruas do centro da cidade com faixas parabenizando a cidade por seu aniversário e criticando o descaso da gestão pública em não pagar a segunda parcela da ajuda de custo das agremiações carnavalescas.



Última entrevista na 106,3FM com os donos de agremiações carnavalescas.




























Com informações de: Lúcia Gaspar (Fundação Joaquim Nabuco) | Prefeitura de Goiana