prazo para o recadastramento biométrico se encerra nesta quinta feira

O prazo para o recadastramento biométrico se encerra oficialmente no próximo dia 31. Eleitores que não realizarem o procedimento até esta data terão os títulos cancelados. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) alerta, no entanto, que a população terá até o dia 4 de maio para reativar o título e regularizar a situação. A ideia do TRE é tranquilizar a população e evitar que haja uma corrida desenfreada nos últimos três dias antes do prazo oficial.

Muita gente ainda não fez o recadastramento biométrico. Para evitar que tumultos sejam registrados, os eleitores terão todo o mês de abril para regularizar a situação dos títulos que forem cancelados após o término do prazo oficial.

A Justiça Eleitoral quer implantar, até 2020, o sistema biométrico no processo eleitoral brasileiro para garantir a segurança. Com a identificação biométrica não haverá a possibilidade de um eleitor votar no lugar de outro, tornando assim ainda mais seguro o sistema de votação eletrônico.

O ideal é priorizar o agendamento através do site www.tre-pe.jus.br para evitar longas filas e tumultos, explica Eduardo Lucas. Para os eleitores que tirarão a primeira via do título de eleitor, o prazo vai até o dia 4 de maio.

Para realizar o recadastramento, o eleitor precisa levar um documento que comprove a residência no município em que será feita a coleta biométrica. Quem não realizar o recadastramento a tempo poderá ter restrições no CPF, perder benefícios de programas sociais como o Bolsa Família, deixar de fazer matrículas em instituições de ensino, obter passaporte e assumir cargos públicos. O agendamento para o recadastramento biométrico pode ser feito no:

www.tre-pe.jus.br/eleitor/recadastramento-biometrico.