Movimento Vem Pra Rua apresenta mapa do impeachment

Nesta quarta-feira (24), às 19h, o Movimento Vem Pra Rua coloca no ar o site Mapa do Impeachment, o MDI. A ferramenta foi criada para mobilizar a sociedade em favor do impeachment da presidenta Dilma Rousseff (PT). Na página, cada cidadão poderá comunicar seu apoio diretamente aos parlamentares que já se manifestaram pela saída da líder petista e ainda cobrar daqueles que estão indecisos.
O Movimento Vem Pra Rua divulgou que o MDI foi desenvolvido através de um trabalho de pesquisa e cruzamento de diversas fontes de dados públicos, entre elas a Câmara dos Deputados, o Senado Federal, o Tribunal Superior Eleitoral, o IBGE, além do site de busca Google e das redes sociais Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Um dos principais objetivos do MDI é mostrar à população todas as possibilidades de acesso aos deputados federais e senadores que estão em dúvida em relação ao processo de impeachment. Assim, a ferramenta fornece informações de acesso aos parlamentares como: endereço de e-mail, telefones dos gabinetes, páginas do Facebook, perfis no Twitter e outras redes sociais.
Na página também é divulgado a evolução patrimonial do político, suas declarações de rendimento à Receita Federal, as empresas que contribuíram para suas campanhas e as cidades em que o parlamentar foi mais votado. Este último permite que os redutos eleitorais de cada um deles sejam identificados, e suas populações melhor informadas sobre os representantes que elegeram.
O site é intuitivo e oferece vários caminhos para se chegar rapidamente às informações desejadas: o visitante pode selecionar o seu Estado e em seguida o deputado; ou clicar no ícone Indecisos; ou entrar nas listas de nomes, tanto de senadores quanto de deputados.
Para cobrar um posicionamento do parlamentar, o eleitor pode enviar um email, postar na página do Facebook de deputados escolhidos aleatoriamente, e ainda ligar para seus gabinetes. O Mapa do Impeachment é integrado à página do Vem Pra Rua Brasil no Facebook. O endereço é mapa.vemprarua.net.
“É a primeira vez que se reúne numa só ferramenta informações do posicionamento político dos deputados e senadores em matérias de interesse nacional, com os meios de contato de tais parlamentares. Tudo num mesmo site, de forma didática e de fácil navegação”, afirma Rogerio Chequer, um dos líderes e porta voz do Vem Pra Rua.
Para Chequer, o MDI é uma plataforma que vai muito além do impeachment de Dilma. “Através desta plataforma, a sociedade brasileira terá pela primeira vez um instrumento para se manifestar, toda vez que houver uma votação relevante no Congresso Nacional. Os políticos não mais poderão se esconder da opinião pública e isso mudará a forma dos brasileiros exercerem a Democracia”, disse.