Galo da Madrugada divulga programação completa para o Carnaval, confira

O Galo da Madrugada divulgou, nesta terça-feira (19), as alegorias, o projeto de fantasia, o percurso e o número de trios para o desfile oficial, além das prévias e outros eventos para a folia de Momo, como o Galo ao Contrário e o Pinto da Madrugada. No desfile do Sábado de Zé Pereira, o gigante do Carnaval pernambucano sairá com seis carros alegóricos, o mesmo número do ano passado, sendo quatro deles temáticos em referência a Chico Science e ao Manguebeat, homenageado nesta 39ª edição do bloco, com o tema "Galo, Frevo e Manguebeat".
As fantasias que desfilam em cima dos carros também farão alusão ao tema do Carnaval 2016. Criadas pelos carnavalescos Francisco Câmara e Anderson Gomes, as peças apresentam elementos específicos que ajudam a compor cada alegoria. No total, serão 80 fantasias distribuídas nos seis carros. No Manguebeat, caranguejos, urubus e pessoas que trabalham no mangue integram a cena. No carro Olinda, a explosão musical de Chico Science fica à mostra com caracterizações que lembram o soul, funk, rock e hip-hop.
Na alegoria Recife, grupos de bailarinos de ciranda e pessoas representando a cena alternativa da capital pernambucana desfilam ao lado da réplica do Landau de Chico Science. O carro Maracatu Atômico homenageia duas vertentes do ritmo pernambucano, o rural e o nação, com seus caboclos de lança e a realeza respectivamente apresentados. O carro abre-alas traz passistas de frevo com fantasias grafitadas remetendo à cena mangue, e casais reverenciando os africanos e a Nação Zumbi, em homenagem a Zumbi dos Palmares. Os instrumentistas da alegoria Clarins e Trombetas vêm vestidos de cavaleiros medievais.
Como tradicionalmente acontece, as alegorias saem da Travessa do Forte pontualmente às 9h, após concentração da diretoria, trabalhadores, políticos e foliões no Café da Manhã do Galo no Forte das Cinco Pontas. Depois disso, cerca de 30 trios elétricos com artistas locais e nacionais acompanham o percurso, seguidos de uma multidão de aproximadamente 2,5 milhões de foliões, que ocupam total ou parcialmente cinco bairros centrais do Recife. O Galo da Madrugada percorre um total de seis quilômetros, terminando seu trajeto na Rua do Sol, com dispersão na rua do Imperador, por volta das 18h.
Considerado o maior bloco da Terra pelo Guiness Book, o Galo da Madrugada realiza uma festa de nove horas ininterruptas de frevo. Este ano, o repertório dos artistas que se apresentarão no desfile deve explorar também o estilo Manguebeat, criado e propagado por Science na década de 90. Ao todo, cerca de três mil pessoas trabalharão para a saída da agremiação no Recife.
Confira o roteiro do Galo:
1 - Travessa do Forte
2 - Forte das Cinco Pontas
3 - Rua Imperial (sentido Praça Sérgio Loreto)
4 - Avenida Dantas Barreto (esquina com a Praça Sérgio Loreto)
5 - Praça Sérgio Loreto (sentido avenida Sul)
6 - Avenida Sul (sentido Afogados)
7 - Rua Saturnino de Brito (dobrando à direita para retornar pela rua Imperial)
8 - Rua Imperial (voltando para a Praça Sérgio Loreto)
9 - Praça Sérgio Loreto (sentido Sede do Galo)
10 - Rua do Muniz (sentido avenida Dantas Barreto)
11 - Avenida Dantas Barreto (sentido Praça da Independência)
12 - Praça da Independência
13 - Avenida Guararapes (sentido Ponte Duarte Coelho)
14 - Rua do Sol (sentido Praça da República)