Educadores discutirão alfabetização de crianças em Pernambuco

O Centro de Convenções de Pernambuco recebe entre os dias 24 e 26 de fevereiro, das 9h às 18h, educadores dos 184 municípios do Estado para discutir experiências e dados do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Interessados podem se inscrever no link. 

O PNAIC alterou o modelo de ensino nas escolas públicas e o modo de trabalho dos professores, coordenadores e gestores, que têm a possiblidade de autonomia na construção de sua prática em sala de aula para crianças (1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental).

A metodologia do programa baseia-se em princípios e dados de pesquisa que evidenciam que as crianças podem ser alfabetizadas ao mesmo tempo em que participam de eventos e práticas de leitura e escrita contextualizados, dando maior dinâmica ao processo.

Segundo a organização do Seminário Regional do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o programa atinge 15.175 professores alfabetizadores em Pernambuco.

No PNAIC, os professores têm o apoio de educadores, que estão em exercício nas redes municipais que aderiram ao pacto. Em PE, todos aderiram. Os orientadores de estudo têm de ser formados em pedagogia ou licenciatura.

Em 2015, o foco será a interdisciplinaridade na organização do trabalho pedagógico. Quando o ano terminar, os alunos serão submetidos a uma avaliação nacional, com o objetivo de avaliar o desenvolvimento e a aprendizagem, para que novas ações possam ser planejadas.

Fonte: NE 10