Pernambuco se veste para a folia

Pernambuco já respira carnaval. Faltando 25 dias para os festejos de Momo, várias cidades estão se “vestindo” para a folia. Blocos carnavalescos, grupos de maracatu e escolas de samba afinam os instrumentos se preparando para fazer bonito nas apresentações oficiais. Sombrinhas de frevo e fitas já estão sendo colocadas nas sacadas e terraços das casas coloridas do Sítio Histórico de Olinda. No Centro do Recife, adereços e fantasias são disputados pelos clientes. Em Bezerros, Agreste do estado, máscaras de papangu colorem a entrada da cidade, na BR-232. São os primeiros sinais de que a folia pernambucana começa cedo, com programação acontecendo em várias cidades.

Foliã conhecida em Olinda, a pensionista Lourdes Labanca, 90 anos, se anima todo ano para enfeitar a casa onde mora. Logo na primeira semana de janeiro, a decoração natalina é substituída por adereços de carnaval. “É a época do ano que mais gosto. Apesar da idade, ainda desfilo em blocos. A alegria do carnaval me motiva a arrumar a casa quando as prévias começam”, revelou a moradora da Rua Coronel Joaquim Cavalcanti, no Amparo, Cidade Alta de Olinda.

No Recife, as ruas ainda não estão decoradas para a folia, mas já estão cheias de foliões nas prévias carnavalescas. A Prefeitura do Recife vai divulgar nesta segunda-feira (19), em coletiva de imprensa, como será a decoração oficial da cidade e a programação dos dias de festa. “Sempre brinco o carnaval no Recife, nas ruas, com o povo, onde está a verdadeira folia. Já comecei a ir para as prévias, mas aguardo o sábado (de Zé Pereira) para colocar minhas fantasias”, contou a advogada Alice Chagas, 33.

Interior 

Não é só na capital pernambucana e Região Metropolitana que o carnaval já começou a dar as caras. Em Bezerros, Agreste do estado, artesãos trabalham a todo vapor nos preparativos de máscaras de papangu, a principal marca do carnaval do muncípio. Os adereços também são usados na decoração oficial da cidade, que começou a ser montada na BR-232. Em Nazaré da Mata, Mata Norte pernambucana, prévia carnavalesca é sinônimo de ensaio de maracatu. “Estamos numa verdadeira maratona costurando golas, trabalhando para fazer bonito no carnaval”, disse o agricultor Sandro Silva, do Maracatu Rural Cambida Nova.

Programe-se:

Quinta-feira
Quinta no Galo
19h - Palácio do Galo da Madrugada, Rua da Concórdia, São José, Recife

Sexta-feira
Acerto de marcha do Bloco da Saudade
22h - AABB, Rua do Futuro, Aflitos, Recife

Sábado
Mulé Arreta o Cara
14h - Praça de Casa Forte, Casa Forte, Recife