Tem início a 28ª edição dos Jogos Escolares de Goiana (vídeo)

O primeiro momento foi a corrida do fogo simbólico. Em frente a igreja matriz do Rosário dos Homens Brancos (rua Direita, Centro) houve o acendimento do fogo simbólico olímpico. A corrida percorreu um trajeto por algumas ruas do centro do município passando pelas praças Correia Picanço e da Soledade, com destino final a quadra municipal do Ginásio de Esportes Agamenon Magalhães (rua da Soledade, s/nº).


Enquanto a tocha olímpica percorria as ruas, as arquibancadas da quadra ficavam lotadas. 

E neste ambiente várias outras atrações culturais e esportivas se apresentaram.

Houve desfile cívico com execução dos hinos do Brasil e de Goiana.

 O desfile contou coma participação de estudantes-atletas de 30 escolas (públicas e particulares) do município inteiro. Na quadra teve, também, apresentação de danças com estudantes da Escola Irmã Marie Armelle Falguieres (EMAF) e do Colégio Ágape. Existiu juramento dos atletas e dos árbitro.

O momento mágico da cerimônia de abertura foi quando a pira olímpica foi acesa pela atleta profissional de handebol Ana Cecília Monteiro (25 anos). Esta jovem tem, dentre vários títulos (nacionais, internacionais e estaduais) o pentacampeonato brasileiro de handebol adulto. Ana Cecília é atleta do Clube Português do Recife.

A XXVIII edição dos JEG’s acontecem do dia 20 de outubro e seguem até o dia 31 do mesmo mês. O tema central deste ano é “Promovendo cidadania através do esporte” e as modalidades disputadas são futsal, voleibol, handebol, queimado, atletismo e jogos de salão (xadrez, dominó e dama).

As partidas serão disputadas na quadra municipal do Ginásio de Esportes Agamenon Magalhães e na quadra do Colégio da Sagrada Família (Pç Duque de Caxias, Centro).

















Informações: Secom