Querendo surpreender, Santa Cruz encara a Ponte Preta

Com a esperança de surpreender e continuar com chances de chegar à zona de classificação para a Série A do próximo ano, o Santa Cruz enfrenta neste sábado, às 16h10, a Ponte Preta. A partida é válida pela 29ª rodada da Segundona e acontece no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas.
O Tricolor é o décimo colocado na tabela com 38 pontos somados até agora. E a missão de se tornar um elemento surpresa na campanha da Ponte não é à toa – o time paulista é líder da Série B com 53 pontos. Na última rodada, o Santa empatou em 1×1 com o Joinville na casa do adversário. Já a Ponte venceu o Boa Esporte por 1×0.
Reforço e desfalque
Foto: Diego Nigro/Acervo JC Imagem
Se comparada à partida contra o Joinville na última terça, a lista de relacionados para o jogo deste sábado tem duas mudanças: a volta do lateral-direito Tony, depois de ter cumprido suspensão por ter levado o terceiro cartão amarelo, e a ausência de Natan, que agora está suspenso. Tony retorna à vaga que foi ocupada por Nininho, enquanto o atacante Adilson foi chamado pelo técnico Oliveira Canindé para ficar no banco de reservas.
Santa não vence fora de casa há sete rodadas
Foram três empates e quatro derrotas nas últimas vezes que a equipe Coral jogou longe do Recife. A última vez que venceu foi no dia 2 de agosto quando marcou 1×0 sobre o América/RN, na Arena das Dunas, em Natal.
Quem pode decidir?
Foto: Acervo JC Imagem
Foto: Acervo JC Imagem
Léo Gamalho. De acordo com o Footstats, o atacante é o que mais finaliza corretamente na equipe. Foram 26 lances desse tipo até agora na Série B. Além disso, Gamalho é o artilheiro tricolor na competição – marcou cinco gols até agora.
Fique de olho
Foto: Alexandre Gondim/Acervo JC Imagem
Foto: Alexandre Gondim/Acervo JC Imagem
Wescley. Um dos articuladores das principais jogadas do time, o meia é ainda vice-artilheiro do Santa na competição, com seis gols marcados. O jogador ainda é um dos que mais dribla entre os tricolores – foram 30 lances bem finalizados de acordo com o Footstats.
Palavra do técnico
Foto: Diego Nigro/Acervo JC Imagem
Foto: Diego Nigro/Acervo JC Imagem
“O jogo será difícil, com certeza. E ainda tem a temperatura no horário do jogo que deve complicar ainda mais. Os jogadores começam a correr e a boca seca, eles ficam sem ar. Mas espero que a gente consiga ter mais posse de bola e que joguemos mais próximos da área para nos desgastar menos. Quero que o time tenha uma postura similar àquela sobre a qual conversamos, sabendo que somos capazes de vencer”.
O adversário
Ídolo da torcida, o meia Renato Cajá desfalca a equipe por sentir um incômodo na parte posterior da coxa. O veto foi uma decisão do próprio técnico Guto Ferreira, que preferiu poupar o atleta. E tem mais: O lateral-esquerdo João Paulo sofreu uma fratura no tornozelo esquerdo quando enfrentou o Boa Esporte na última terça e fica de fora pelo resto desta temporada.
No lugar de Renato Cajá, o treinador já sinalizou Adrianinho. Na lateral, Bryan assume a vaga deixada por João Paulo.
Ficha Técnica: Ponte Preta x Santa Cruz
Ponte Preta: Roberto; Rodinei, Tiago Alves, Gilvan e Bryan; Fernando Bob, Juninho, Tomaz e Adrianinho; Cafu e Alexandro. Técnico: Guto Ferreira.
Santa Cruz: Tiago Cardoso; Tony, Everton Sena, Renan Fonseca e Tiago Costa; Sandro Manoel, Bileu, Danilo Pires e Wescley; Léo Gamalho e Keno. Técnico: Oliveira Canindé.
Campeonato Brasileiro – Série B (29ª rodada). Estádio: Moisés Lucarelli, em Campinas (SP). Sábado (11), às 16h10. Árbitro: Devarly Lira do Rosário (ES). Assistentes: Leonardo Mendonça e Edson Glicerio dos Santos (ambos do ES).