Dilma aparece com 52% e Aécio com 48% na última pesquisa Datafolha

A presidente candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), desceu um ponto percentual na última pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado (25), ficando com 52% das intenções de votos válidos, excluindo da amostra os brancos, nulos e indecisos. Aécio Neves (PSDB) fez o movimento oposto neste levantamento e ficou com 48%, um ponto a mais que no anterior. O cenário é de empate técnico no limite da margem de erro de dois pontos percentuais.
O Datafolha mostrou em sua análise anterior, divulgada na quinta-feira (23), Dilma com 53% e Aécio com 47%.
A petista está quatro pontos à frente do adversário também no cálculo total, além dos votos válidos. Dilma tem 47%; Aécio, 43%. Cinco porcento dos eleitores afirmaram que votarão em branco ou nulo e outros 5% ainda não sabem em quem vão votar, a pouco mais de 12 horas da abertura das urnas.

O Datafolha ainda questionou aos entrevistados em qual dos dois candidatos votariam com certeza. Quarenta e seis pontos foram para Dilma, contra 41 de Aécio. A rejeição do tucano é maior que a da petista, já que 41% dos eleitores afirmaram não votar nele de jeito nenhum, enquanto os que disseram o mesmo sobre ela foram 38%.
A pesquisa, encomendada pela TV Globo e o jornal Folha de S. Paulo, ouviu 19.318 eleitores em 400 municípios nessa sexta (24) e neste sábado (25), após o último debate. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01210/2014.
IBOPE - Dilma tem 53% dos votos, contra 47% de Aécio, segundo a pesquisa Ibope divulgada simultaneamente ao Datafolha. Nos dois levantamentos a oscilação da petista foi de um ponto para baixo, enquanto o tucano cresceu um ponto. Considerando os votos brancos, nulos e os indecisos, Dilma tem 49% e Aécio, 43%.