Debates televisivos com presidenciáveis começam nesta terça

Quatro debates televisivos foram marcados até o domingo (26), dia em que haverá a votação para definir o resultado do segundo turno entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB). O primeiro deles será realizado nesta terça-feira (14), pela Band. Na quinta (16) será o do SBT, em parceria com o portal Uol e a rádio Jovem Pan, a Record realizará o do domingo (19) e a Globo, dia 23.

O debate da Band, mediado pelo jornalista Ricardo Boechat, começará às 22h, com cinco blocos e previsão de durar uma hora e meia. No primeiro bloco, os dois candidatos responderão à mesma pergunta, seguindo com o confronto direto entre os dois candidatos, que estarão frente a frente em bancadas. O programa será dessa forma até o quarto bloco. No último, Aécio e Dilma terão dois minutos cada um para fazer as considerações finais.

O horário do debate de quinta-feira, realizado será diferente, às 18h, com expectativa de levar dez minutos a menos que o da Band. O encontro será transmitido ao vivo na internet pelo UOL, na TV pelo SBT e no rádio pela rede Jovem Pan.

Com apresentação do jornalista Carlos Nascimento, o programa terá três blocos: o primeiro em que os candidatos terão um minuto e meio para responder à pergunta "Por que o senhor quer ser presidente?" e depois abrindo a rodada de respostas. O segundo e o terceiro blocos foram reservados para as perguntas livres entre Aécio e Dilma. Cada um terá um minuto e meio para fazer as considerações finais e, por sorteio, o tucano encerrará o debate.

Inicialmente, o formato proposto pelos veículos foi o de "banco de minutos", um modelo usado em 2012, durante a disputa entre os franceses Nicolas Sarkozy e François Hollande, em que o cronômetro não é pelo tempo de cada resposta do candidato, mas ele tem um tempo total que deve administrar para responder.

As regras do debate do domingo ainda não foram divulgadas pela Record. No último, que será exibido no dia 23 na Globo, haverá um bloco com perguntas de eleitores selecionados pela emissora.