Confira os temas que podem cair na redação do Enem


A prova de redação costuma ser a mais esperada do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Domínio da gramática, compreensão do tema proposto, boa argumentação, coesão e solução para o problema são as capacidades textuais cobradas na prova. Além de saber escrever um bom texto, os feras precisam estar bem informados sobre os temas atuais mais cotados para a redação do Enem 2014. A pedido do Diario, o professor da disciplina no Colégio Motivo Mário Sérgio listou os dez assuntos mais esperados para a prova.

Para os candidatos que vão disputar vagas nos cursos de arquitetura, publicidade e propaganda, direito e jornalismo da UFPE, a atenção ao texto deve ser ainda maior. A partir deste ano, a redação, que tinha peso igual para todos os candidatos nas outras edições, passa a ter pontuação diferente no Enem de acordo com o curso escolhido pelo fera que busca a uma vaga na instituição mais concorrida do estado. A prova terá o maior peso em 26 cursos.

Dar exemplos, usar dados estatísticos, fazer alusões históricas, saber argumentar e ter coerência são algumas das dicas do professor Mário Sérgio. “O texto do Enem deve ser predominantemente argumentativo, então o candidato deve ter cuidado para não apenas expor os fatos”, lembrou.

Candidata a uma vaga em medicina, a estudante Thaísa Henrique, 17 anos, está atenta às dicas e produz uma redação por semana. Temas como manifestações sociais, escassez de água e fontes de energia são assuntos que merecem a atenção dos feras, segundo ela. “Leio revistas especializadas e só busco sites confiáveis na internet, pois existem muitas páginas com informações superficiais e até falsas. É preciso ter cuidado na hora de se informar”, alertou.