Prefeitura entrega kits de irrigação e um mini-trator aos agricultores do Ubú

A Prefeitura de Goiana, por meio do Programa Goiana Agroecológica, fez a doação de kits individuais, um micro trator e dois pulverizadores à Associação de Produtores Rurais do Assentamento Ubú (Aprau). O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente e Agência de Desenvolvimento de Goiana.

Segundo o secretário Ivo Câmara, 21 agricultores cadastrados da associação receberam os kits de acordo com suas necessidades. “Estamos distribuindo kits individuais de irrigação, tela, adubação e correção de solo, de acordo com um estudo técnico que foi realizado na região. Já a Aprau ficará responsável em gerir as máquinas de uso coletivo. Este micro trator é capaz de realizar o trabalho de 5 homens”.

Na fase inicial do Goiana Agroecológica, os agricultores e suas associações discutiram a aquisição dos equipamentos e receberam capacitação do Instituto Cooperação Econômica Internacional (ICEI-Brasil) e da APOrg(Associação dos Profissionais da Agricultura Orgânica) para desenvolverem práticas de cultivo sustentável.

A presidente da AD Goiana, Micheli Barreto, explica que além de capacitar os agricultores a produzirem produtos orgânicos, o programa tem o objetivo de fortalecer a agricultura familiar através da comercialização direta para indústrias e comércio. “Queremos que esses produtos sejam comprados pelas fábricas diretamente dos produtores e iremos fazer feiras orgânicas dentro das indústrias. Também temos a intenção de promover essa feira na sede de Goiana, para isso, os agricultores necessitam de uma produção mais efetiva”.

















Fonte: Assecom