Bancários entram em greve a partir de terça

Os bancários que atuam em Pernambuco devem entrar em greve a partir da 0h da próxima terça-feira (30). A decisão foi tomada em assembleia realizada no sindicato da categoria, no bairro da Boa Vista, no início da noite desta quinta-feira (25). A paralisação por tempo indeterminado deve afetar cerca de 500 agências públicas e privadas em todo o Estado.

A classe, que conta com 12 mil trabalhadores, alega que não teve os anseios atendidos pela Federação Nacional dos Bancos (Febraban), mesmo após sete reuniões de negociação realizadas desde 11 de agosto. Entre as principais reivindicações, estão o reajuste salarial de 12,5% e a valorização do piso, chegando a R$ 2.979,25, com base no Dieese. Os bancos oferecem 7% de aumento, além de 7,5% de reajuste no piso salarial.

Segundo a presidente do Sindicato dos Bancários, Jaqueline Mello, a população deve antecipar pagamentos e outras demandas nos estabelecimentos. “As pessoas só terão esta sexta (26) e a segunda-feira (29) para resolver as pendências, porque, na terça-feira, começa a paralisação. Vai haver gerentes e alguns funcionários trabalhando, mas a maior parte das atividades devem ser comprometidas”, declarou.